MINISTÉRIO SEMEAR

      É um ministério que visa promover a mobilização e o crescimento integral da igreja local.

    Seu objetivo é COMUNICAR e conscientizar os membros, de forma clara e criativa, os propósitos bíblicos da Igreja. É DESENVOLVER estratégias importantes que proporcionem um crescimento saudável para a igreja local no cumprimento dos seus propósitos. É ENVOLVER todos os membros no serviço do Reino de Deus.

 

    O processo de COMUNICAÇÃO é compreendido através de 6 passos:

 

 

(Primeiro: o terreno tem que ser preparado) 

É agir. É pregar com as atitudes. É oferecer um bom testemunho sem ter que, necessariamente, recorrer a palavras e expressões religiosas. É mostrar com simples e cotidianos gestos que existe algo diferente em você. Podemos dizer que Sensibilizar é tornar-se acessível. É, na maioria das vezes, estar simplesmente próximo, pronto para ouvir e oferecer um ombro amigo. É firmar vínculos de amizade e respeito, pretendendo conquistar o direito de ser ouvido antes de falar.

 

 

(Segundo: a semente tem que ser lançada) 

É anunciar o amor de Deus pelo ser humano. É enfocar a solução de Deus para o pecado da humanidade. É apresentar o Caminho, a Verdade e a Vida:  Jesus Cristo. No processo de evangelização não há regras ou receitas. Sua essência é a ação do Espírito Santo. A evangelização brota do coração de Deus. É Ele que quer salvar o ser humano. A obra é Dele. Nosso papel se resume em obedecer e estar sempre sensível a Suas orientações.
Cristo nos deixou um importante exemplo de inovação, criatividade e clareza na transmissão do Evangelho.

 

 

(Terceiro: a planta tem que receber cuidados)

É incluir os novos convertidos na Comunhão. É oferecer a eles um ambiente aconchegante que possa ir ao encontro de suas necessidades espirituais, físicas e emocionais. Esse passo está relacionado diretamente com o princípio do amar ao próximo. Manter é lançar continuamente gravetos na fogueira da comunhão. Podemos entender o passo do Manter como a responsabilidade que cada membro tem em viver na dinâmica do uns aos outros: “amai-vos uns aos outros”, “levai as cargas uns dos outros”,  “perdoai-vos uns aos outros”, etc.

 

 

  (Quarto: a planta tem que receber princípios)

É instruir os membros nos princípios da Palavra de Deus.
É explicar claramente as verdades das Escrituras visando a sua aplicação na vida dos ouvintes.
É informar para que os crentes não sejam levados por teorias e interpretações heréticas que ferem doutrinas da Palavra de Deus e prejudicam a paz, a unidade, a pureza e o progresso da Igreja.
No processo do ensino, o conhecimento bíblico oferecido deve proporcionar amadurecimento e aperfeiçoamento aos santos, para que sejam, cada vez mais, semelhantes a Cristo.

 

(Quinto: a planta tem que criar raiz)

É treinar o crente maduro, para que o mesmo, sirva melhor no reino de Deus.
É habilitá-lo tecnicamente para ser: presbítero(a), diácono(isa), auxiliar ou líder de Lar-Igreja, professor(a), ministro(a) de louvor, coordenador(a), etc.
Em outras palavras, Aprofundar é preparar os crentes para serem multiplicadores da Palavra, visando sempre o crescimento integral da Igreja e não apenas o quantitativo.   

  

 

(Sexto: a planta tem que dar frutos)

É estar pronto para frutificar. Ao Reproduzir, os novos frutos alcançados (Pessoas) também serão preparados para dar outros novos frutos, e assim, o processo seguirá continuamente.
É a indicação de que o processo todo forma um sistema cíclico, ou seja, esse último passo remete ao primeiro sempre.
Esse passo será marcado por um culto de formatura, quando os servos serão oficialmente consagrados ao serviço do reino. 

 

  O processo de DESENVOLVIMENTO é compreendido através de 2 estratégias fundamentais:

 

 1) Grupos Pequenos 

Atualmente usamos o Método Alpha

 

2) Centro de Treinamento

Nada mais é do que a nossa Escola Dominical dotada de um Curriculo Educacional que promova formação e preparação para o crente servir no reino de Deus