Onde Está a Paz? - Rev. Denis

05/07/2010 10:51

 

 

Conta-se que, no período da idade média, certo rei, abatido por diversos problemas de seu reino, resolveu promover um grande concurso de artes. O tema proposto foi: “Onde está a paz?”, pois o monarca, mesmo possuindo muitas riquezas e poder, não conseguia encontrar este bem tão precioso: a paz! Vieram artistas das mais diversas regiões do mundo, todos almejavam conquistar o grande prêmio; seu peso em ouro. Esta era promessa do rei para quem que apresentasse a melhor definição do tema. Foram muitas esculturas, pinturas, poesias, etc. tudo enfocando o tema paz. Dentre todas as obras de arte, dois quadros se destacaram; um pela clareza com que o tema foi expresso: um lindo campo florido em dia ensolarado. O outro; pela perfeição da imagem, fruto de muito talento e técnica. Estampava porém, um precipício a margem de um mar revolto em noite de terrível tempestade, o que não parecia evidenciar o tema do concurso. O rei, após dias analisando cada obra, declarou o quadro do campo florido como vencedor, e ordenou que enforcassem o pintor do quadro do precipício, pois julgara ser uma afronta pintar algo que representava o inverso do tema proposto. Em suas últimas palavras, o pintor condenado pediu ao rei que lhe permitisse, antes de sua morte, explicar sua obra. O rei, sem ter o que perder, consentiu. Aproximando-se do quadro, aquele pobre pintor, apontou para algo que passara despercebido, e disse:

- Majestade, eis aqui o detalhe principal: (Na parede do precipício, aquele artista havia pintado, em meio às raízes, um ninho com pássaros), é neste pequeno ninho que encontramos a verdadeira paz! Os filhotes dentro do ninho, estão dormindo tranqüilos mesmo em meio à terrível tempestade. Estão em paz, pois sabem que estão seguros e protegidos! 

Ouvindo isso, o rei imediatamente o declarou o grande vencedor do concurso, reconhecendo que nunca antes presenciara tão profunda definição de paz. 

Todos nós almejamos uma vida de paz! Todavia, sentimentos de preocupação, insegurança, ansiedade e medo parecem nunca nos abandonar. Como aquele rei, acreditamos que encontraremos a paz apenas em na total ausência de conflitos e dificuldades. Achamos que sentiremos paz apenas quando vencermos todas as lutas da vida. Muitos passam a vida toda procurando sem ter êxito nenhum. A ilustração acima nos faz meditar profundamente sobre a paz. Este sentimento está condicionado à convicção de que estamos protegidos e seguros. Assim como os filhotes daquele ninho encontraram paz em meio a um ambiente terrível e assustador, podemos desfrutar de paz mesmo diante de um mundo complicado e opressor. A Bíblia nos oferece uma importante pista de onde podemos encontrar paz: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo”. Devemos confiar em Deus e não permitir que preocupações, ansiedades e medos nos roubem a paz oferecida por Jesus. O texto fala que devemos orar a Deus entregando a Ele tudo, e, como conseqüência, encontraremos a paz. É como que deitar num ninho e descansar sabendo que é Deus que estará garantido nossa segurança. 

O que está roubando sua paz hoje? O medo da solidão? Do fracasso? Da enfermidade? Da morte? Do futuro?  A Palavra de Deus nos ensina: “Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. Lembre-se que PAZ não é uma vida sem problemas; é SENTIR-SE seguro em meio às tempestades da vida. Quer encontrar a verdadeira paz? Deite-se a sombra do Todo Poderoso e deixe-O conduzir a sua vida!

Rev. Denis S. L. Gomes

 

—————

Voltar