O PRIMEIRO TEMPLO

21/01/2011 09:08

 

O PRIMEIRO TEMPLO


Em 1.900 o Evangelho invade a Fazenda Dourado, alcançando primeiramente a Família do Sr. Elias, sua cunhada - D. Ana Garcia Ribeiro, e seus filhos Carlos de Oliveira, procedente de Óleo, onde estiveram em contato com crentes, são de fato os pioneiros no trabalho de ensinar a cantar hinos, falando muitas vezes na Bíblia, em Cristo e nos Protestantes. 
No ano seguinte - 1901, se apresentavam os dois primeiros interessados no Evangelho: D. Inácia Garcia de Oliveira e seu filho Luiz Gonzaga de Oliveira. O 
Reverendo Belarmino Ferraz foi o primeiro ministro protestante a visitar a Congregação da Fazenda Dourado, isto em setembro de 1906. Tendo se hospedado na casa do Sr. Elias, no primeiro almoço comeram carde de onça. Oportuníssima, preciosa e realmente abençoada foi esta visita. Converteram-se o Sr. Elias e os demais membros de sua família. Em 1909 recebem os irmãos a visita abençoadíssima do Reverendo Lotufo, pastor residente em Botucatu. Até Salto Grande a viagem foi feita por via férrea; daí para frente, até a Fazenda Dourado, à cavalo, tendo passado por Campos Novos, Platina e Assis, que então ainda não passava de um pequenino, pobre e desconhecido Patrimônio. O jovem e ardoroso pastor aproveitou bem essa viagem: visitou os crentes, pregou, semeou, e colheu com abundância, recebendo nada menos que quarenta pessoas em pública profissão de fé. O Sr. Elias, sua esposa, filhos, cunhados e agregados integraram esse admirável número de profissões. Em, 1911 é o pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Santa Cruz do Rio Pardo - Reverendo Odilon Moraes - que vem atender as crescentes necessidades espirituais desses numerosos irmãos do "Sertão de Campos Novos". Além dos que se converteram na Fazenda Dourado, havia ainda outras famílias crentes, procedentes de Avaré, de Cachoeirinha, da antiga igreja do Barreiro, de Guaricanga, e da região de Porangaba. Constitui-se então, entre 1911 e 1912 um templo de madeira, isto é, de pau-a-pique, barreado, coberto de tabuinhas, medindo cerca de 5 metros de frente por 8 metros de fundo. Foi esse o Primeiro Templo da Igreja Presbiteriana Independente de Assis. 
Impressionado com o crescimento do trabalho, resolveu o antigo Presbitério do Sul, em Janeiro de 1913, que a Congregação de Dourado fosse organizada em Igreja. O 
Rev. Odilon Moraes e seu presbítero - Joaquim Martins, ambos da igreja de Santa Cruz do Rio Pardo, foram os membros da Comissão Organizadora. No dia 23 de novembro no pequeno templo de pau-a-pique, distante cerca de três quilômetros do então distrito de Tarumã e quinze quilômetros de Assis, procedeu-se, solenemente, à cerimônia de organização da nova Igreja. Foram arrolados 105 membros maiores e 169 menores, num total de 274 membros. Em Janeiro de 1914 o Presbitério do Sul, arrolava a nova igreja sob o nome de IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE DOURADO DE CAMPOS NOVOS DO PARANAPANEMA.

 

 

—————

Voltar