FORÇA NA TRIBULAÇÃO

10/02/2011 20:22

1 TESSALONICENSES  3. 1 – 5

         Paulo escreveu esta carta aos Tessalonicenses pouco tempo depois de ter estado naquela cidade. A nova fé, anunciada aos cidadãos daquela região, havia proporcionado uma oportunidade muito rica de um encontro verdadeiro com Deus, e a compreensão mais segura e clara do significado das boas novas de Salvação. Os novos cristãos estão numa fase de amadurecimento da sua fé, de aprendizado de novos valores que esta fé agrega à vida das pessoas que a ela se entregam. E o ato de aderir à fé Cristã, que nós chamamos de conversão, pressupõe naturalmente mudanças radicais na estrutura de vida e pensamento do cristão. No início desta carta, Paulo fez menção destas mudanças detectadas na vida daquela comunidade. Ela não ficou apenas no discurso, mas mudou o coração e atitude.

            Quando somos alcançados pelo Evangelho de Cristo, passamos a ter uma nova consciência cristã. A partir do momento da minha conversão, eu passo a viver uma nova vida, com uma nova perspectiva para o presente e para o futuro.

             A conversão é o começo de uma caminhada, numa nova estrada, diferente daquela em que estávamos caminhando até então. E, sempre que caminhamos por uma nova estrada, obrigatoriamente temos que redobrar a atenção para não nos perdermos. Às vezes, precisamos pedir informações e conferir o trajeto, para que não hajam desvios e erros na rota. Na vida espiritual pode acontecer desvios, Eros na rota. Por isso, é necessário que, sendo novo convertido ou não, estejamos sempre revisando a nossa direção, o caminho que estamos percorrendo.

            Os crentes novos de Tessalônica compreenderam a mensagem do evangelho, foram transformados pelo poder de Deus, e estão felizes com isso. Paulo Declara sua alegria porque a Palavra de Deus foi recebida como “Palavra de Poder”.

             A proposta de vida que Jesus oferece não é uma ficção, nem uma utopia ou um sonho incapaz de ser realizado. É uma possibilidade real. Se temos a coragem de pregar este evangelho é porque temos certeza de que ele pode confrontar este mundo perverso e se contrapor a ele com propostas de vida. É Deus quem fala; É Deus quem promete; É Deus quem torna possível nosso sonho de alegria e paz.

             Você acha que isso é tudo que podemos fazer como seres humanos?  É este o máximo da nossa existência no mundo? Dê uma parada em frente ao espelho e pergunte a você mesmo se está satisfeito com a sua vida, com as suas atitudes para consigo mesmo e para com os outros.

            Veja as experiências vividas pela comunidade em R+Tessalonica:

            Primeiro, há uma nova realidade para aquela comunidade, uma mudança significativa. Eles decidiram voltar-se para Deus. Eles haviam conhecido o Evangelho e, como conseqüência a vida da comunidade se renovou.

            Além disso, aquele novo estilo de vida, agora baseado na Palavra de Deus, contagiou de tal forma a vida da sociedade que à distância se ouvia falar dela. Conheceram a Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

            Em segundo lugar, a base da existência de uma comunidade que conhece a Jesus, é o amor verdadeiro. Os cristãos daquela comunidade passaram a viver assim. O forte impacto do evangelho gerou uma faxina no armário dos seus ídolos, lançando-os fora, para servir ao único Deus verdadeiro. Seria este um dos segredos para se viver bem neste mundo? Receber a Cristo e viver pela Palavra de Deus?

            Em terceiro lugar, Paulo parece mencionar acontecimentos não muito agradáveis. “Tribulação”. Ele afirma, no verso 3, que Timóteo estava indo ao encontro deles, para orientá-los e fortalecê-los na fé, para que não fossem abalados pelas “tribulações”. Havia uma situação delicada, provocando algum tipo de sofrimento e que poderia desmontar aquela estrutura de vida que a comunidade estava começando a viver. Paulo está cuidando daquelas pessoas, porque ele sabe que as tribulações podem enfraquecer as esperanças, que as tribulações podem enfraquecer a confiança, que as tribulações levam a decisões desesperadas e precipitadas. Jesus sabia dessa realidade da vida humana. Por isso declarou aos seus discípulos: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Seria este também um segredo para se viver bem? A certeza da vitória em Cristo nos dá disposição para enfrentarmos as crises.

 Paulo enviou Timóteo por duas razões bem específicas: “fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé”. A igreja precisa resgatar sua missão de fortalecer a vida humana com a Palavra de Deus e com a oração, reacender a chama do evangelho transformador e restaurador na vida das pessoas. É um tempo de graça para os cristãos de Tessalônica, mas também um tempo de duras provas. Queridos! Há momentos em que caminhamos com Deus..., e há momentos em que ele nos carrega no colo. Seria este também um segredo para se viver bem neste mundo? Deixar-se carregar nos braços de Deus é ter a certeza de que não seremos tomados por outros braços que se estendem para machucar e ferir.

            Se esta mensagem faz sentido para você, e se ela tocou o seu coração e trouxe à sua mente algum novo desafio, fale com Deus e procure orientação.

 

Pastor Edison Zemuner

—————

Voltar