Conquiste o Mundo - Rev. Denis

18/06/2010 16:09

  

Você já se arrependeu amargamente por ter agido impulsivamente em certa circunstância? Refiro-me a gestos ásperos, a palavras pesadas, a atitudes que temos sem medir as conseqüências que virão depois. Creio que todos nós já sofremos alguma vez com a falta de domínio próprio. A mudança de humor diante de situações adversas é algo natural no ser humano. O grande problema é que, na maioria das vezes, somos seriamente prejudicados por nossa própria destemperança. Quantas dores de cabeça poderíamos evitar agindo com mais calma e sabedoria? 

Na história da fundação do Moderno Estado da Índia, especialmente com a vida de Mahatma Gandi, aprendemos o quanto podemos ser beneficiados, quando conseguimos manter o controle de nossas atitudes. Gandi, através da filosofia do SATYAGRAHA, conseguiu levar o povo indiano à independência do Reino Unido em 1947.  A palavra Satyagraha, termo sânscrito usado por Gandi cuja tradução literal seria “buscar verdade”, tornou-se um princípio seguido pelos indianos, marcado pelo protesto “sem violência”. Ensinou Gandi que praticar o Satyagraha é procurar a verdade em espírito de paz e benevolência, compreendendo que tal verdade revela um mal ou um erro a ser corrigido, e, por fim, a afirmação da verdade alcançada passa a confrontar o mal através de uma prática da não violência, visto que a utilização da violência resultaria precisamente numa percepção distorcida da verdade. A Satyagraha não visa a vitória sobre o oponente, e sim, o estabelecimento de um estado de harmonia. Esta prática de protesto de “não-violência”, que nada tem a ver com passividade, também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.  

A Satyagraha, segundo o próprio Gandi, foi muito influenciada pelos ensinos de Jesus, especialmente pelos presentes no Sermão do Monte. Além de ensinar sobre o perdão e a oração pelos inimigos, Jesus ensinou importantes princípios de conduta ética que, quando vivenciados, promovem o bem do ser humano. Jesus ensinou: “Bem aventurado os mansos, porque herdarão a terra”. Com isso Jesus estava afirmando que um dos princípios para sermos felizes é o de agirmos sempre com mansidão, mesmo nas adversidades da vida. Jesus não estava enaltecendo a qualidade de algumas pessoas que são chamadas de mansas. O Mestre estava ensinando sobre como o cristão deve se comportar para ser feliz e herdar a terra. 

Todos nós temos grandes sonhos e desafios. Todos nós desejamos alcançar vitória sobre todas as dificuldades que enfrentamos. Se olharmos para as palavras de Jesus poderemos aprender sobre o princípio para conquistarmos o mundo. Podemos cultivar bons relacionamentos, fazermos bons negócios, vivermos em paz com as pessoas que nos cercam. Tudo isso é possível se praticarmos o princípio da temperança, da sabedoria, do domínio próprio. Aprendendo a ser manso com Jesus poderemos CONQUISTAR O MUNDO!

Rev. Denis S. L. Gomes

—————

Voltar