
“RAZÕES PARA UMA IGREJA ORAR”
21/01/2011 09:29“RAZÕES PARA UMA IGREJA ORAR”
(Atos 12. 1 – 8)
Segundo o texto sugerido acima, do verso primeiro ao sexto, percebemos a realidade de uma igreja sofrida, perseguida e maltratada. Havia uma estratégia de Herodes, que queria agradar a população judaica, condenando e matando cristãos. Com isso, esperava que o cristianismo fosse destruído. Foi assim nos tempos iniciais da igreja, como também em épocas posteriores, como por exemplo, no século XVI, por ocasião da Reforma Protestante. A igreja sempre passou por humilhações, perseguições dolorosas, registradas pela história. Mas a pergunta que fazemos é: Porque uma instituição como a igreja cristã, aparentemente fraca, nunca perdeu sua vitalidade, e conseguiu, ao longo da história, frustrar todas as tentativas de destruí-la ou manchá-la? Muitas respostas poderiam ser sugeridas a esta pergunta, das quais destaco uma: “A ORAÇÃO”. Por meio da oração, sustenta-se a vida e renova-se a esperança.
A Bíblia nos orienta a orarmos sempre, em todo tempo. Quero apresentar aqui duas razões para que a igreja dedique tempo em oração. Enquanto os seis primeiros versos deste texto apresentam uma realidade triste, narrando o futuro previsto por Herodes para o apóstolo Pedro, no verso sete encontramos a total frustração destes planos. Quando tudo parecia perdido, um anjo da parte de Deus reverteu a história. Duas atitudes do anjo precisam ser lembradas quando nos encontrarmos em situações de dificuldades. Leia o verso sete: O anjo desperta Pedro. Precisamos ser despertados da nossa incredulidade, de nossa falta de esperança e enxergarmos com os olhos da fé. Mas, o anjo ainda diz para Pedro: “Levanta-te depressa”. Nesta expressão, notamos a mensagem de libertação para Pedro e, ao mesmo tempo, a frustração das más intenções do inimigo. Pedro estava sendo conduzido para casa, livre.
Quando o único sentimento que temos é de mãos amarradas, portas trancadas, confiemos em Deus e oremos. “A ORAÇÃO FRUSTRA OS PLANOS DO INIMIGO.
A segunda razão para uma igreja investir em oração é para que se mantenha na missão. Toda vez que enfrentamos algum desafio, tendemos a interromper algumas ações, mudamos nossos planos. Mas, a oração nos garante perseverança, vitória na batalha, e nos coloca de volta na missão. Há uma palavra do anjo de Deus para Pedro no verso oito, recomendando-lhe que coloque as sandálias e vista a capa. Pedro estava sendo conduzido para fora da prisão, liberto das cadeias, para a continuidade da sua missão. A igreja de Cristo, muitas vezes tem sido perseguida, com o propósito de frustrar sua missão. Mas a oração incessante “derrota os inimigos e reforça a continuidade da missão”.
Perceba um pequeno “detalhe” neste texto, que fez toda a diferença: “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (v.5).
Como igreja de Cristo, nunca devemos perder de vista o valor da oração.
Pr. Edison Zemuner
—————